quinta-feira, julho 01, 2010

VICTOR DÉMÉ - UMA MÚSICA COM ALMA


 
     Victor Démé é natural do Burkina Faso. Após uma carreira de 30 anos, o cantor lançou em 2007 o seu primeiro álbum. Victor Démé herdou da sua mãe o gosto pela música. Ela deixou-lhe uma voz triste, amarga e profunda.


     De dia, Victor Démé trabalhava num estúdio de música, e à noite, começou a frequentar os clubes da capital (Uagadugu) e a cantar nalguns pequenos grupos. Crescendo musicalmente, ele forjou uma boa reputação nos clubes da Costa do Marfim, em particular na famosa orquestra Super Mande, liderada pela estrela Abdoulaye Diabate.


      Regressou ao Burkina em 1988, tendo continuado a refinar as suas próprias composições. Em 2007, com a ajuda do jornalista David Commeillas, ele  fundou a editora  musical Chapa Blues Records para promover a sua música. O estúdio consiste simplesmente de duas pequenas salas separadas pelo pára-brisas de um camião e muito pobremente equipado, mas serve de ponto de encontro para muitos artistas talentosos. 
    Aos 46 anos, Victor Démé gravou um disco com  um mosaico original de melodias folk blues e baladas íntimas com múltiplas influências latinas, salsa e flamenco.


    A canção  "Djôn' maya" retirada desse CD de Victor Démé evoca, na linguagem Dioula, a defesa da tolerância para com os outros. É uma belíssima melodia à qual o Capitão Kispo não ficou indiferente. Magnífico!



Eis a tradução da letra desta belíssima canção de Victor Démé:

Não se deve nunca subestimar ninguém,
DEUS não gosta que os homens se subestimem.
Sabemos o que vivemos hoje mas ignoramos o que chegará amanhã.
Troças de alguém hoje e amanhã essa mesma pessoa apoiar-te-á em certas provações.
Por isso há pessoas que riem quando outras choram.
Quando uns cantam, outros estão tristes.
Assim vai a vida.

2 comentários:

  1. Olá Capitão Kispo, tudo bem?
    Sou de uma produtora do Brasil e preciso muito entrar em contato com o Victor Deme para saber sobre os direitos de sua obra. O contato da gravadora não atende e nem responde o emails. Você teria o contato dele? Tem como me enviar? meu email é karen@arterumo.com.br
    muito obrigada pela atenção
    aguardo seu retorno

    Karen Keppe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta difícil!
      Tente contactar a editora de Démé:

      http://chapablues.com/?p=436

      Chapa Blues Records c/o Soundicate I 83, rue de Reuilly 75012 Paris France I +33(0)6 21 06 90 27 I +33(0)1 53 36 00 86

      Eliminar