quarta-feira, dezembro 08, 2010

RECORDAR JOHN LENNON (Assassinado no dia 8 de Dezembro de 1980)

"Eu não quero ser um herói morto" John Lennon


     No dia 8 de Dezembro de 1980, em Nova Iorque, o cantor John Lennon, no auge dos seus 40 anos, foi morto a tiro por Mark David Chapman num crime que comoveu o mundo inteiro.
    Nesta quarta-feira, 30 anos após o assassinato, recordar este génio da canção é doloroso, mas algo de essencial.
    John Lennon sempre foi o Beatle mais imprevisível e, talvez por isso, menos consensual, mas sem dúvida o mais genial. É justo recordá-lo com um acérrimo defensor da Paz, da Justiça, da Compreensão entre os povos. Foi alguém que ousou sonhar um futuro melhor, num mundo melhor.
   Num comunicado divulgado terça à noite em homenagem a John Lennon, Yoko Ono fala da saudade que sente:
"Neste aniversário trágico, por favor juntem-se a mim lembrando-se de John com profundo amor e respeito. Em sua curta vida de 40 anos, ele tem dado muito para o mundo. O mundo teve sorte de conhecê-lo. Nós continuamos aprendendo com ele ainda hoje. John, eu te amo."

VIDA DE JOHN LENNON

    John Winston Lennon nasceu dia 9 de Outubro de 1940 na Inglaterra. Na escola, Lennon sempre foi um garoto rebelde. Ele não era um bom aluno. Ele era mais preocupado com a música. Sua mãe lhe deu uma guitarra de presente. Ele formou uma banda chamada Quarry Man, e acabou deixando a escola. Após a entrada de Paul na banda, os dois começaram a compor juntos. Mas ao contrário de Paul, que era mais romântico, Lennon escrevia músicas mais explosivas, mais energéticas.
    Em 23 de Agosto de 1962 John se casou pela primeira vez, com Cynthia Powell, com quem teve um filho, Julian Lennon. Os Beatles estavam em pleno sucesso internacional, quando John lançou seu primeiro livro, em 1964, chamado "In His Own Write", que se tornou um best-seller.


    Em 1965 os 4 Beatles receberam o título de MBE (Membro do Império Britânico) da realeza inglesa. Mais tarde John criou a maior polémica ao devolver seu MBE por causa do auxílio da Inglaterra aos Estados Unidos na guerra do Vietname.
    Mas, em 1966, ocorreu o facto mais polémico da vida de Lennon. Ele teria declarado numa entrevista a Maureen Cleave que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo; o que causou um sentimento anti-Beatles entre os fãs, que queimaram discos dos Beatles em praças públicas. John Lennon teve que se retractar, pedindo desculpas publicamente.
    Ainda em 1966 os Beatles fizeram seu último show ao vivo, no Candlestick Park em São Francisco, EUA. Em Novembro desse ano John Lennon conheceu uma artista Japonesa, chamada Yoko Ono, na "Indica Gallery" de Londres.
    A relação de John com Yoko crescia fortemente. Após os Beatles voltarem da Índia, onde foram aprender meditação transcendental, John e Cynthia divorciaram, e ele começou a viver com Yoko Ono. Casaram em 20 de Março de 1969, o que desagradou profundamente a Paul, George e Ringo. Segundo os 3, ela atrapalhava as gravações e ensaios da banda. Yoko foi considerada um dos motivos do fim dos Beatles.
    
Na música, as suas composições com Paul, concederam aos dois o título de melhores compositores do mundo. Durante os anos de Beatles, Lennon foi mudando completamente sua personalidade. Em 1967 começou a compor músicas pouco convencionais, como "Strawberry Fields Forever", "I am the Walrus", "Happiness is a Warm Gun" que criticavam o comportamento das pessoas. Além de usar barba, óculos, cabelos cumpridos, influenciando a toda uma geração. Tornou-se o Beatle mais polémico. A imprensa considerava-o o líder do grupo.

     Após a separação dos Beatles, Lennon começou sua carreira solo, e foi cantando sozinho que Lennon fez sua mais bonita e famosa música: Imagine. Outros grandes sucessos foram Jealous Guy, Woman, Happy Xmas, Mother e Give Peace a Chance.
     Lennon morreu assassinado em 1980, mas o mundo nunca se esquecerá dele, nem de Help!, Ticket To Ride, Strawberry Fields Forever, Revolution, Come Together, entre outras músicas. Ele, Paul, Ringo e George formaram uma das maiores bandas de todos os tempos…

Algumas canções de John Lennon com e sem os Beatles

You've got to hide your love away


Hey Jude


 


Don't Let me down





Imagine







Sem comentários:

Enviar um comentário