terça-feira, abril 26, 2011

CHERNOBYL - 26 de ABRIL 1986: O MAIOR PERIGO É O ESQUECIMENTO


    No dia 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl, na actual Ucrânia. Faz este ano exactamente 25 anos.

     Um reactor da central de Chernobyl - o reactor número 4 - explodiu e libertou uma imensa nuvem radioactiva contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão. 5 milhões de hectares de terras ficaram inutilizados.  Cidades e aldeias foram definitivamente abandonadas. Milhares de pessoas - cerca de 200 000 -  foram deslocadas, abandonando em poucas horas, e para sempre, as suas casas.A zona próxima de Chernobyl ficará inabitada durante vários séculos, devido às poeiras de plutónio.  

       Quis o destino - de uma forma algo irónica - que o acidente fatídico se desse durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. 

     A explosão ocorreu quando o sistema era testado num dos blocos da central nuclear, provavelmente devido à instabilidade do reactor provocada por uma série de erros humanos. 

     O acidente de Chernobyl emitiu 400 vezes mais radiação do que a bomba atómica de Hiroshima no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Milhares de pessoas - sobretudo as crianças - sofreram, sofrem e sofrerão em consequência das emissões de radioctividade.


      O monstro radioactivo foi coberto de um enorme sarcófago de betão, aço e chumbo para isolar os restos do reactor e conter as radiações. A construção durou quatro meses. Há ainda cerca de 200 toneladas de material radioactivo por baixo do sarcófago. E há ainda centenas de toneladas de combustível nuclear nos restantes três reactores da central nuclear, que nunca chegaram a ser transportadas para outro local.


     
     A Ucrânia tornou-se independente em 1991 e herdou esse gravíssimo problema. Na central de Chernobyl estão a decorrer obras com vista à construção de um segundo sarcófago - por cima do primeiro - ,para tentar conter as fugas do primeiro sarcófago, durante os próximos cem anos. Esse projecto é único no mundo, e os custos dessas obras são inimagináveis. A comunidade internacional e particularmente a União Europeia estão a ajudar a Ucrânia.


      
      No mundo há trinta países que possuem centrais nucleares. Na Europa, há 143 reactores nucleares em funcionamento, que produzem 30 % da energia eléctrica... Mas já houve 174 reactores! 
     Estamos portanto numa fase de redução da utilização da energia nuclear. Mas sair definitivamente da opção do nuclear não vai ser fácil, nem barato. 

CHERNOBYL - 1986, O MAIOR PERIGO É ESQUECER!

Sem comentários:

Enviar um comentário