segunda-feira, junho 20, 2011

LUA COM HISTÓRIAS


        O Programa elaborado pela professora bibliotecária Suzana Marquês, não deixava dúvidas: na noite do dia 17 de Junho, a biblioteca da Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira estaria aberta para receber alunos, pais e professores para ouvir uns Poemas ao Luar
         A Lua, embora teimosamente invisível nessa noite, passeou todavia nos olhares de mistério vestida. Enquanto o Sol se nos impõe pela sua implacável presença e evidência, pela luz que tudo revela e aclara, a Lua, essa, dormita na vastidão obscura da noite. Basta contudo uma nuvenzita para ambos anular.
           O Sol é profético. A Lua é poética. Talvez por ser mais fugidia, enigmática. A Lua metamorfoseia-se no céu nocturno. A Lua tem poses, fases, ritmos, aspectos enigmáticos e fantasmagóricos.
          O Sol representa a energia vital, a força, a acção. A Lua influencia as marés, os ciclos de reprodução, as sementeiras.
          O Sol é a espada. A Lua é a ferida.
          A Lua rodopia à volta da Terra. A Terra gira à volta do Sol. O Sol é masculino. A Lua é feminina.
         A iniciativa levada a cabo pelos professores da Escola EB 1 D. Nuno Álvares Pereira iniciou-se pela leitura do conto O Segredo do Sol e da Lua, efectuada pela subdirectora do nosso Agrupamento, Ana Paula Baptista, que foi "ilustrada" ao vivo, pela professora Idalina do Agrupamento Santa Iria.
        De seguida, os presentes assistiram a uma apresentação em Powerpoint, elaborada pela vosso Capitão, e assim viveram o fascínio da exploração espacial e da conquista da Lua.
         Os docentes Carlos Assunção e Luís Colaço representaram ao vivo  com a colaboração de vários alunos o nosso sistema solar. A Lua, essa, imprevisível, pregou uma partida e não se dignou aparecer.
         De seguida, realizou-se uma declamação de poemas, com acompanhamento musical
       Por fim, os alunos observaram o magnífico quadro de Vincent Van Gogh, A Noite Estrelada, e, dando  asas à sua imaginação, escreveram algumas bonitas frases numas estrelas previamente recortadas. Afixaram as suas estrelas, assim compondo um bonito céu estrelado.


      
    Para terminar, todos os participantes foram convidados para uns Miminhos de Boa Noite, confraternizando à volta de bolinhos, chá e sumos.
      Quando a noite nos abraçou, nuvens pesadas ameaçavam desfazerem-se em gotinhas de água...  
     Esta noite, de biblioteca de portas e luzes abertas, como uma estrela brilhando na escuridão da noite, deixou saudades. Quem sabe se o Luar não servirá de pretexto para um convívio, entre livros e poemas, no próximo ano lectivo?
      É de referir, por fim, que esta iniciativa se deveu aos docentes da Escola EB 1 Nuno Álvares Pereira,  Constança Pompeu, Amélia Marôco, Conceição Silva, Susana Mourão, Paula Pinto, e contou com a colaboração de Alice Alcobia, Ana Paula Baptista, Suzana Marquês, Carlos Assunção, Luís Colaço, Ricardo Machado, Idalina Varino e Hugo Vaz.

      E eis o que ficou escrito nas estrelas, pelos mais pequeninos, ao verem o maravilhoso quadro de Van Gogh:












                                                                                                                               Capitão Kispo 

Sem comentários:

Enviar um comentário