terça-feira, janeiro 17, 2012

EVOCAÇÃO DE NINI FERREIRA

Na Escola Básica 2,3 D. Nuno Alvares Pereira - 16 a 27 de janeiro 2012




    Decorrerá, na Biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira, de 16 a 27 de Janeiro, uma mostra documental alusiva à vida e obra do ilustre tomarense, Fernando Araújo Ferreira, mais conhecido por Nini Ferreira.


    A presente iniciativa, organizada pelo Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas de Tomar, associa-se ao centenário do nascimento deste distinto tomarense, destacando as múltiplas “facetas” que o notabilizaram como apaixonado pelas coisas e causas nabantinas, nomeadamente: o jornalismo, a escrita, o associativismo, o Rio Nabão, a Festa dos Tabuleiros, a tauromaquia, as coisas simples de Tomar…
      De sublinhar ainda que esta exposição já esteve patente na Escola Jácome Ratton, onde foi evidenciada a escrita jornalística do homenageado; depois na Escola Santa Maria do Olival, onde foi enfatizada a dimensão cientifica e farmacêutica do autor, e agora na Escola EB 2,3 D. Nuno Alvares Pereira será enaltecida a dimensão musical do homenageado, sendo projectado um vídeo do seu amigo tomarense, o grande compositor e maestro Fernando Lopes Graça, bem como uma gravação do diálogo estabelecido entre Nini Ferreira e o Professor de Educação Tecnológica desta escola, Arlindo Marques. E ainda haverá uma surpresa musical interpretada por Aurora Marques e Arlindo Marques...
    Por fim, a mostra documental percorrerá ainda os Agrupamentos de Escolas Santa Iria e Gualdim Pais, os quais terão a oportunidade de explorar as temáticas do ambiente e da poesia, já que estas sempre preencheram e acompanharam a vida deste notável cidadão tomarense.
 Prof. José Rogério

Sem comentários:

Enviar um comentário