sexta-feira, maio 25, 2012

2012-2013 PORTUGAL NO BRASIL E BRASIL EM PORTUGAL

      Eis uma interessante notícia para os dois países irmãos - Portugal e Brasil - , de forma a atualizar as imagens recíprocas destes dois inseparáveis planetas, que integram o universo da Lusofonia, iluminado pelo sol da Língua Portuguesa, a nossa verdadeira pátria, como intuiu Pessoa, o poeta das muitas e extraordinárias pessoas.
        
       O programa das comemorações tem início em 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e termina em 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal.

     

        Será certamente uma boa oportunidade para a biblioteca da nossa escola divulgar o Brasil, a sua cultura e os seus grandes artistas, autores e cantautores. 
     
       O Capitão Kispo - que tão bem  conhece o Oceano Atlântico, que tanto pode separar como unir os dois países - vê nesta iniciativa um excelente pretexto para efetuar parcerias luso-brasileiras.
       Na biblioteca, iremos promover uma parceria cultural, divulgando a arte, a arquitetura, a literatura e a música brasileiras.

        Eis o que escreveu, sobre esta iniciativa, Miguel Horta e Costa, o Comissário Geral Português:

   "Através da Resolução do Conselho de Ministros 7/2012, o Governo português enquadrou a iniciativa “Ano de Portugal no Brasil”, fixando o seu conceito e objetivos e criando uma Estrutura de Missão responsável pelos trabalhos de preparação, organização e operacionalização, à qual tenho a honra e o privilégio de presidir, enquanto comissário-geral.

     Os Anos, de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, a inaugurar no dia 7 de Setembro e a encerrar no dia 10 de Junho de 2013, são iniciativas concebidas como oportunidades para atualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis.

   A nossa visão do Ano de Portugal no Brasil é a de um conjunto polifacetado de manifestações que representem um Portugal moderno, inovador e aberto. Ambicionamos, através de uma programação eclética e multidisciplinar, mostrar no Brasil a criatividade e o conhecimento portugueses nas artes, cultura e pensamento, na economia e inovação tecnológica, na ciência e investigação.

     Estamos a desenvolver os processos e mecanismos de coordenação previstos, as prioridades e eixos de programação bem como as modalidades de enquadramento e de apoio a projetos. Privilegiaremos a internet como meio de informação e comunicação e desenvolveremos brevemente este sítio web.

   Verificamos, com muita satisfação, que algumas instituições já começaram a preparar projetos e parcerias luso-brasileiras na perspetiva da realização do Ano. Gostaria desde já de lançar aqui um convite aberto às instituições e agentes económicos, culturais, científicos e mediáticos, para que adiram e participem neste empreendimento – para, todos, em conjunto, dos dois lados do Atlântico, construirmos o Ano de Portugal no Brasil."


                                                                                                                Miguel Horta e Costa

                                                                                                      Comissário Geral Português


       
       QUER PARTICIPAR NESTA INICIATIVA COM UMA IDEIA; UM PROJETO? ENTÂO...
   
     O Comissariado-Geral Português convida os interessados a apresentar candidaturas de projetos, programas e/ou ações à obtenção da chancela Ano de Portugal no Brasil e assim inserir-se no programa oficial.
                                                                
   As propostas deverão ser submetidas mediante o preenchimento do formulário disponibilizado pelo Comissariado-Geral e divulgado no website www.anodeportugalnobrasil.pt, e entrega através do endereço eletrónico ano.portugal.brasil@mne.pt, por correio registado ou em mão no Ministério dos Negócios Estrangeiros, até ao dia 30 de junho de 2012.



Para saber mais




Sem comentários:

Enviar um comentário