quinta-feira, outubro 22, 2015

OS PERIGOS DA LUZ AZUL DOS ECRÃS DOS DISPOSITIVOS ELETRÓNICOS

   


     Muitos papagaios repetem-nos até à exaustão o admirável mundo novo que nos espera, alicerçado nos maravilhosos dispositivos eletrónicos que nos rodeiam. Não estão em causa as fantásticas possibilidades que estes nos proporcionam, nem sequer as vantagens que têm na maneira como nos facilitam a vida, nos relacionamos com os outros e com o mundo, a rapidez com que temos acesso à informação e nas formas de lazer que permitem, por exemplo a leitura digital graças aos ebooks, os jogos e a utilização de aplicações diversas.

   Contudo, convém estarmos cientes de alguns perigos para a nossa saúde que uma utilização imoderada e desajustada de tais dispositivos podem representar, sobretudo para os jovens e para quem passa 6 ou 7 horas por dia frente a um ecrã, ou seja 60% das pessoas.

    Vários estudos têm evidenciado que a leitura em dispositivos eletrónicos, nomeadamente tablets e smartphones e computadores prejudicam de forma dramática um sono retemperador. Um uso moderado dos dispositivos móveis é fundamental antes de ir dormir. Também é fundamental não colocar tais dispositivos demasiado perto dos olhos, porque tal pode causar cataratas ou descolamento da retina.

   Com efeito, os ecrãs dos smartphones e tablets permitem uma utilização em qualquer situação, mesmo em condições de luz muito intensa.  Para tal, eles emitem uma luz azul brilhante que é responsável por alguns efeitos nocivos que tendem a afetar o nosso corpo e cérebro.

 A LUZ AZUL ?



   Para melhor perceção desta problemática, aconselha-se a consulta destes interessantíssimos sites que fornecem informação detalhada sobre as implicações do uso de tablets e smartphones e sobre a necessidade de alterar a nossa forma de usar tais dispositivos no nosso quotidiano. Para saber quase tudo sobre esta realidade o site BLEU EN LUMIÉRE disponível em francês e em inglês é incrivelmente rico em informação.


     É também  possível encontrar nos seguintes sites referências aos problemas oculares gerados pela emissão da tal luz azul dos ecrãs desses dispositivos que é responsável, entre outros efeitos, por problemas tais como olhos secos, dores de cabeça, vista cansada, cataratas ou descolamento da retina.







    Portanto, torna-se essencial promover um uso moderado de tablets e smartphones no nosso quotidiano. Como em muitas outras situações, mais vale prevenir… os seus olhos agradecem!


     Eis os principais efeitos conhecidos da luz azul:

·       A luz da sala não apenas suprime a produção de melatonina, mas também pode afetar o sono, a termorregulação, a pressão arterial e a homeostase da glicose.
·       A luz azul é considerada uma “poluição cancerígena” que em camundongos se correlaciona com as taxas de câncer mais altas.
·       A falta de melatonina está associada a maiores taxas de câncer de mama, de ovário e câncer de próstata, enquanto o bloqueio dos raios azuis com óculos cor de âmbar está ligado a taxas mais baixas de câncer.
·       A exposição à luz azul em pessoas parece ter um impacto sobre o humor.
·       Menor quantidade de melatonina em ratos está associada com maiores taxas de depressão.
·       Demasiada exposição à luz pode causar toxicidade da retina.
·       Exposição à luz azul pode estar desempenhando um papel na maior incidência de catarata e degeneração macular vistas hoje.


QUE FAZER?
     Destacamos agora as seguintes recomendações para um uso racional de tablets e smartphones, de modo a evitar problemas que surgem de uma utilização a longo prazo:

§  Ajuste o brilho do ecrã do seu smartphone/tablet
§  Prefira ler um livro ao invés de ler conteúdos no dispositivo [aviso especial para os leitores de ebooks…]
§  Modere a utilização dos smartphones/tablets nas últimas horas/minutos antes de dormir
§  Prefira conteúdos pouco estimulantes visualmente, com pouca mistura de cores fortes
§  Evite conteúdos de carácter chocante, polémico ou excitante como notícias de crimes bizarros
§  Evite entrar em conflitos através de comentários nas redes sociais (ou por SMS) uma vez que, na impossibilidade de confrontar, essas situações alteram o nosso estado de humor e, consequentemente, o nosso sono.
§  Uma sugestão mais ‘bizarra’ mas de todo útil é a utilização de óculos de sol (sim… na cama!) como forma de minorar os efeitos da luz dos ecrãs no funcionamento da atividade cerebral



    Mais conselhos para proteger de forma simples e eficaz os olhos da luz azul podem ser encontrados no site BLEU EN LUMIÈRE.


  Já existem ecrãs de co0mputadors que filtram a luz azul e, sobretudo, os óculos podem ser equipados com lentes especiais para esse mesmo efeito.



    Boas leituras portanto, no ecrã do seu tablet, smartphone ou computador se quiser mas, sobretudo, no tradicional suporte em papel, sempre que puder!


Sem comentários:

Enviar um comentário