quarta-feira, março 28, 2018

PEDRO SEROMENHO - O PODER DA PALAVRA



O escritor e ilustrador Pedro Seromenho – o padrinho, desde 22 de fevereiro de 2013, da biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira – dinamizou na manhã de 21 de março no auditório da Escola D. Nuno Álvares Pereira, duas palestras para alunos do 5º Ano, no âmbito das atividades promovidas pelas bibliotecas do agrupamento Nuno de Santa Maria ao longo do mês de março para celebrar a Semana da Leitura, o prazer de ler, as emoções, as descobertas e as aventuras que os livros proporcionam. 




Após as apresentações efetuadas pela diretora do agrupamento Dra. Celeste Sousa e pela professora bibliotecária Paula Vaz, Pedro Seromenho evocou a sua mais recente obra A Cidade Que Queria Viver no Campo e outras histórias, deslumbrando todos quantos se deslocaram ao auditório, com a magia comunicativa que todos lhe reconhecemos, contando, desenhando, partilhando vivências, despertando risos e boa disposição. Pedro Seromenho espalha fantasia tão naturalmente como o sol irradia luz ou como um mágico derrama sortilégios. 




As palestras de Pedro Seromenho constituem um valioso contributo para a promoção da leitura, para a apetência de contactar com a palavra escrita, para a descoberta do fascínio das histórias e dos mundos extraordinários, reais ou imaginários, que os livros contêm. A leitura forma-nos enquanto pessoa. Ler é essencial para a nossa formação intelectual, emocional e profissional. Muito do que somos devemo-lo aos livros que lemos.






O seu talento ímpar, a sua inteligência e o seu sentido de humor contribuíram para criar uma intensa e rica interação entre autor e leitores, envolvendo-os nas teias das histórias narradas, fazendo-os viajar no tempo e no espaço, sonhar, sorrir, refletir. Com Pedro Seromenho, magia da arte feita pessoa, a imaginação ganha asas; as palavras voam; o espírito flutua; as mãos batem palmas repetidas vezes, intensamente, como animadas por vontade própria.
 


Cabe-nos, uma vez mais, agradecer a vinda de Pedro Seromenho, reconhecendo que já ansiamos por novas apresentações, novos livros, novos deslumbramentos. É sempre um prazer e um privilégio receber o padrinho da biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira em Tomar. Aliás, mais do que um padrinho, o Pedro é um amigo!

A prof. bibliotecária Paula Maria Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário