INÍCIO



     O Blogue do Kispo, é o blogue da Biblioteca da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira de Tomar. O blogue foi criado em Maio de 2010 pelo professor bibliotecário, e pretende ser um elo de ligação, vivo, interactivo e dinâmico, entre a biblioteca e os seus utilizadores, permitindo um acesso permanente, cómodo e gratuito.

     Este blogue é mantido pelo professor bibliotecário, e tem como principais objectivos:
  1. Divulgar as principais actividades que dizem respeito à biblioteca.
  2. Permitir aceder ao catálogo online desta biblioteca e de outras.
  3. Fomentar o acesso a livros digitais, plataformas diversas que visam a difusão do conhecimento.
  4. Assinalar eventos, efemérides e acontecimentos dignos de relevo. 
  5. Divulgar propostas de leitura, novas aquisições da biblioteca, personalidades e artistas de relevo, com incidência nas suas obras mais relevantes.     
  6. Promover a acção do Agrupamento D. Nuno Álvares Pereira no âmbito da escrita, através da divulgação de trabalhos de alunos, professores e funcionários.
  7. Fomentar as parcerias com outras bibliotecas escolares e entidades da comunidade, consolidando a biblioteca como espaço de cultura e pólo privilegiado de difusão cultural. 
  8. Estreitar a ligação entre a biblioteca e a comunidade em que se insere.
  9. Divulgar recursos educativos diversificados, sites, blogues, sofware educativo, software de livre acesso, no âmbito das várias disciplinas, a fim de promover hábitos de aprendizagem autónoma.
  10. Contribuir para a consolidação e desenvolvimento das competências digitais dos alunos.  

Breve historial

     O Kispo foi o nome dado, em 2008, a um peixinho irrequieto e curioso que gostava de navegar pelos oceanos da Web, e que foi escolhido como mascote da biblioteca, que então funcionava nas antigas instalações da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, na Praceta Dr Raul Lopes, em Tomar.
     Em Maio de 2010, foi criado o blogue da biblioteca, tendo sido naturalmente escolhido o nome da sua irrequieta e aventureira mascote para o baptizar. 
   O Kispo foi crescendo, ganhou identidade própria, assumindo-se como um espaço de informação e cultura, graças ao empenho da Equipa da Biblioteca, ao contributo de alunos, e ao apoio de professores e funcionários.
     Em Setembro de 2011, a biblioteca mudou radicalmente, uma vez que a Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira passou a funcionar em novas, modernas e bem apetrechadas instalações.  
    Em Dezembro de 2011, para assinalar a entrada em funcionamento da nova biblioteca, num espaço renovado e com equipamento informático inteiramente novo, foi concedida ao Kispo a patente de Capitão


   Hoje, o Capitão Kispo continua a navegar nos vastos oceanos do conhecimento, e a divulgar, com entusiasmo, o que de mais interessante, curioso, deslumbrante e valioso encontra na sua viagem incansável pelo vasto mundo da Web, sempre em prol dos utilizadores da biblioteca, dos elementos da comunidade educativa do Agrupamento D. Nuno Álvares Pereira, e de todos os internautas que ocasionalmente nos visitam.

 Saudações náuticas,

Capitão Kispo